top of page

Glossário

 

Termos relacionados com o Frame

 

All up weight ( AUW )

Total Peso do multicoptero, incluindo a Bateria e Electrónica. Pronto a voar (ready to fly)

 

Frame 

É Quadro / Chassi - A estrutura que contém todos os componentes em conjunto. Precisa ser projetado para ser forte, mas também leve. É o corpo do Quadcopter, onde os componentes eletrônicos são montados, e onde os braços, que suportam os Rotores são fixados Podem ser feito de diversos materiais, desde Madeira, a aluminium e Carbono.

A estrutura onde tudo assenta, Leve, resistente, deve ser projectada para proteger a maioria dos componentes.

 

Gimbal

É uma estrutura especial que, dependendo do nº de eixos, geralmente entre 2 e 3 eixos,  permite que a câmera se desloque no sentido vertical ou horizontal. Para alêm desta capacidade, esta estrutura diminui qualquer vibração e mantêm a sua posição independentemente do movimento do Drone.

 

Power Distribution Board - ( PDB )

Placa de distribuição de energia é a placa que é usada nas multicopters para ajudar a distribuir a energia. facilitando a ligação  dos motores, esc, transmissor de video, etc.

 

Printed Circuit Board - ( PCB )

Placa de circuito impresso, geralmente com traçado de cobre que permite a ligação de vários componentes electrónicos.

 

 

Frames

 

Quadro / Chassi - A estrutura que contém todos os componentes, precisa ser projetado para ser forte, mas também leve.

Esta estrutura, onde todos os componentes eletrônicos, podem ser feito de diversos materiais, desde madeira, a aluminium e Carbono.

 

 

Melhor absorvente de Vibração

 

  • Carbon Fiber - A fibra de carbono é o material mais utilizado, é super leve e tem uma grande resistência, mais rígida e absorve as vibrações dos rotores, tem igualmente a propriedade de bloquear os sinais de RF. Tenha em atenção para quando estiver a posicionar as antenas. Dos três materiais, mas também a mais cara.

 

  • PDB - Estas placas são sempre planas, a vantagem é que todo os circuitos electricos estão integrados na placa, facilitando a ligação dos diversos componentes.

 

  • Glass Fiber - Menos dispendiosa que a Fibra de carbono, não bloqueia os sinais de RF, são usados para as placas superior e inferior. 

 

  • MDF - Placa de madeira tais como placas de MDF podem ser cortadas para os braços, são melhores do que o alumínio para absorver as vibrações 

 

  • Aluminium - Placas ocas de alumínio é o mais popular para os braços dos QuadCopters devido ao seu peso relativamente leve, rigidez e acessibilidade. Em caso de problema de vibração intensa, pode atrapalhar as leituras dos sensores. 

 

  • Plastic . O plástico deve ser usado com precaução, não deve ser usado para os braços devido à sua flexão, pois fará os motores mudar o ângulo de rotação e isso pode originar leituras erradas do FC e por conseguinte, um crash.

 

 

Tamanho das Frames

 

  • Os drones vão desde o nano até tamanho de um avião. Mas para a maioria o tamanho irá estar entre os 18 cm e os 100 cm, para os amantes de corrida 25 cm, para os amantes de foto, 60 cm, para inspecções e segurança e trabalhos mais técnicos uns 100 cm.

 

  • Assim podemos reparar nas designações QAV 180, 250, 400, 450, 500 etc

 

  • Tal como para o comprimento do braço, a "distância de motor para motor" é por vezes usado, o que significa a distância entre o centro de um motor para outro motor do mesmo braço na terminologia Quadrotor.

 

  • Estas designações dependem do diâmetro das hélices, pois quanto maior for a hélice maior o espaço necessário entre elas

 

 

Configurações

 

  • Tricopter - 3 Braços, um motor por braço, o ãngulo normalmente adoptado entre os dois braçoes da frente é de 120 graus. O motor traseiro tem um mecanismo com um servo motor de modo a girar permitindo alterar a direcção.

 

  • Y4  - Com a configuração do Tricopetero, com mais um motor e menos o servo. o Braço traceiro tem dois motores de modo a contornar a ausencia do servo. Aqui os dos motores são fixos, mas a direcção é alterada conforme maior rotação para o lado que se pretende. Nem todos os FC conseguem lidar com esta configuração.

 

  • Quadcopter - 4 motores, um em cada braço, pode ter uma configuração tipo X ou tipo +, São os mais fáceis de contruir.

 

  • Hexacopter - 6 motores, um em cada braço, geralmente é um upgrade do quadcopter, já que aumenta em muito a capacidade de carga. Atenção que geralmente o frame precisa ser maior, visto que temos mais hélices e precisamos de as acomodar. Fica muito mais caro, porque passamos para outro tipo de motores, maiores baterias etc.

 

  • Y6 - 6 motores, dois em cada braço. De notar que esta configuração comparada com a do Hexacopter, terá uma capacidade de carga ligeiramente inferior.

 

  • Octocopter - 8 motores, um em cada braço, aqui estamos na série QAV 600-1000. 8 motores, aumenta a redundância, visto que este tipo de aparelhos usa Câmeras Profissionais e sistemas Gimbal, é bastante importante ter este nº de motores. Se um ou 2 falharem, o Octocopter ainda tem capacidade de aterrar sem se despenhar.

 

  • X8 - 8 motores, dois em cada braço, com menos capacidade de carga que o Octocopter igualmente.

 

 

 

Extra Configurações

 

  • Gimbal - 8 motores, dois em cada braço, com menos capacidade de carga que o Octocopter igualmente.

 

  • Payload - Módulo de carga

 

  • Landing Gear - O trem de aterragem

 

  • Parachute - Pára-quedas

 

  • Navigation Light System - Sistema de luzes de navegação

 

bottom of page